quinta-feira, outubro 18, 2007

Hipertexto

A internet representou uma revolução no campo da comunicação também por possibilitar sistemas de busca de informação que tomam como base a própria estrutura do pensamento humano.

Observe o modo como pensamos. Quantas vezes não paramos para tentar lembrar como foi que aquele assunto de repente nos veio à cabeça? Reconstruir o processo mental é uma experiência prá lá de interessante. É bancar uma de Monsieur Dupin no conto Os crimes da Rua Morgue de Edgar Allan Poe. Pra quem não leu, Dupin percebe o silêncio de seu amigo e deduz exatamente o que ele estava pensando na hora, por causa das casas ao redor, o tipo de calçamento da rua e o assunto que tinham abordado anteriormente...

Nossa mente trabalha saltando de um assunto para outro. Segue uma intrincada rede de conexões entre temas variados. E conexões são links, ligam idéias e texto, ou seja, um hipertexto.

Hipertexto é um texto "hiper", ou seja é mais que um texto convencional, por que tem capacidade de comunicar mais. É a base da internet.

Uma pessoa pode ver um filme e fazer mil referências e explicações sobre ele, ao passo que outra pessoa mal pode compreendê-lo. Isso por que a primeira pessoa tem bagagem para comparação enquanto a segunda pode ser ignorante no assunto. Ensinamos crianças por associações: contamos histórias, contos de fadas. Tudo para ensinar conceitos abstratos como amor e amizade. Elas podem até não entender o conceito, mas aprendem o bom exemplo da história.
Aprendemos e vivemos fazendo associações.

Quem lê um hipertexto também se torna um co-autor da história, pois essa pessoa seleciona o que quer ver, ela define o caminho que quer seguir, salta de um assunto pra outro. Cada usuário começa com uma idéia, algo que deseja buscar ou saber; o tema vai se construindo através de suas escolhas e se aprofunda tanto quanto se queira. A busca não tem fim.

O processo criativo também se faz assim. Livre-associação. Num próximo post aprofundo mais a questão do processo criativo.

Um comentário:

Haendel Dantas disse...

Boa Tarde Gabriel!

Passei aqui para agradecer a linkagem do 'imaginatorio' com o Comunicadores!

Forte Abraçoe sucesso!

Haendel Dantas
http://comunicadoresdeplantao.blogspot.com

 
Clicky Web Analytics