domingo, novembro 11, 2007

Soluções gráficas rápidas (ou: como trabalhar em uma pastelaria)

Algumas dicas para quem tem um absurdo volume de trabalho e chefes um tanto quanto insanos:

1) construa o layout pensando de forma simples. Idéias de fácil execução não significam idéias pobres. Afinal, é você e não seu chefe quem vai ficar além do horário adaptando o layout para 15 formatos diferentes. Vale lembrar inclusive que simplicidade pode ser entendida também por ser uma prática de fácil desconstrução. Pense fácil criando layouts com blocos de elementos, que depois é simples rearranjar.

2) saiba bem o que você está fazendo. Não crie um efeito muito complexo no photoshop quem depois você vai demorar horas adaptando. Se sentir necessidade, até pode criar seu efeito, mas procure fazê lo da forma mais simples que conseguir, preservando um arquivo original, com todo o processo dessa montagem e um outro menor, com tudo que não for essencial, flatado. Use layers de ajuste sempre. Eles preservam sua imagem original enquanto você ainda pode alterá-la a vontade. Depois de tudo isso acabado, salve o original e guarde a sete chaves, o arquivo em que você vai mexer mais não será esse, mas um flatado. É mais leve, você não corre o risco de tirar algum elemento crucial do lugar (por exemplo, alguma camada de ajuste) e você ainda trabalhará mais rapidamente, inclusive por não precisar ficar se preocupando se todos os layers que precisam ficar juntos foram linkados.

3) se possível dentro do prazo, faça a arte já o mais próximo da arte final que conseguir. Afinal de contas é você quem vai acabar finalizando. Não faça uma montagem complexa no photoshop para depois refazer. Ou se chegou o momento de finalizar a primeira peça de uma campanha, faça a arte o maior possível, para que o trabalho posterior seja somente o de escalá-la para um tamanho menor.

Essas dicas valem para ambientes bem opressivos de trabalho. Não é o ideal. No mundo ideal há um departamento de finalização e prazos condizentes. Você pode fazer a arte em 150 dpi e depois acompanhar a finalização na refação do arquivo em alta. Se bem que até isso é questionável. Dependendo do tamanho da arte fazer em 300 dpis é uma excelente solução. Especialmente em uma época em que as máquinas estão mais e mais rápidas. Fazer o layout direto em 300dpis não é nenhum suplício na maioria dos casos. E procure facilitar sua vida: a dica maior é usar layers de ajuste para preservar as imagens originais e usar smart vectors no photoshop sempre que possível. Você vai se surpreender com quantas e quantas vezes esses simples recursos salvarão a sua pele!

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