quinta-feira, outubro 04, 2007

10 tendências do consumo jovem segundo a Abril

Descoberta boa saber que a Abril tem um núcleo de pesquisa de tendências jovens. http://super.abril.com.br/ytrends/

Já tinha ouvido falar de tudo, mas essa estruturação das tendências é algo muito bem feito. Abaixo um resumo de cada tema com algumas observações pessoais.

1. Geração Seleção

Os jovens querem soluções rápidas de filtros de conteúdo. Eles sabem que os resultados no topo da lista do Google são os mais relevantes. Eles procuram por sites que já tenha o conteúdo que procuram pré-selecionado, em geral, listas de top 5, 10 ou 20. Playlists e itens destacados por gente relevante também são objeto de desejo. Quando alguém reconhecido pelos jovens como ícone recomenda músicas ou livros, em geral, a dica é bem aceita.

2. Consumo viral


A indicação de um amigo vale mais do que qualquer fonte de informação. Os jovens espelham-se no que seus amigos estão fazendo e buscam o mesmo para si. Espelham-se no amigo que entende de computadores para informações sobre computadores, o mesmo vale para o amigo que gosta de games ou a menina que sabe tudo de moda. Novamente, tudo isso é informação valiosa, já pré-selecionada. Isso também explica a crescente importância do digg e outros. Pessoas querem notícias escolhidas por pessoas. Querem ler blogs por que para elas o que está escrito lá é mais verdadeiro do que a informação pasteurizada dos grandes meios de consumo.

3. Consumo da expectativa

Hoje em dia a expectativa de comprar o produto é mais intensamente vivida do que o a própria posse do produto. Querem o novo, rápido e agora. Depois de comprado, o produto "perde a graça". É o que se viu recentemente com o iPhone, tecnicamente o produto mais esperado da última década. As pessoas fizeram filas um dia antes do seu lançamento para comprarem o seu.

4. Comportamento Indie

Enquanto querem o que todos os amigos estão usando, os jovens também valorizam o que consideram "contra-cultura", o incomum, mesmo que seja só discurso. Desenvolvem simpatia por marcas "verdadeiras", com aparência de gente comum não "fake"(inclusive exatamente esse é o apelo do Dove Evolution). Como citado no vídeo por um jovem, "se caiu no gosto da massa perde a sensação de exclusividade e eu começo a desgostar e vou procurar outro produto".

5. Design Nation

Hoje o design é um elemento muito mais acessível, as ferramentas estão se popularizando. Eles querem os produtos assinados por um designer renomado, pois o produto adquire o caráter de arte. O design é mais importante para eles do que as marcas propriamente ditas.

6. O Consumidor é o conteúdo

O jovem tem poder na internet. Tem voz e querem exatamente isso. Se expressar, mostrar o que gostam e ver o que os outros também estão fazendo. Conhecem as últimas ferramentas de comunicação e as exploram: flogs, blogs, álbuns digitais, fóruns... Muitos se tornam celebridades da internet. E as marcas criam ferramentas para que os jovens criem o conteúdo que elas divulgam e comercializam, um bom exemplo disso é o bem-sucedido Camiseteria.com.

7. Psiconomadismo

O jovem tem menos fidelidade a uma marca só, experimentando muitas coisas ao mesmo tempo. Eles querem conhecer tudo e saber falar de tudo. A internet potencializa isso, permitindo que as pessoas conheçam coisas que antes jamais chegariam às suas mãos. Essa tendência está analisada em foi batizada de Long Tail. Por que o limite de informação sobre um assunto se estende até o infinito, num gráfico que se assemelha a uma cauda loooonga.
No geral, os jovens não gostam de serem classificados e rotulados em grupos de indivíduos. Marcas que os posicionem como "os grunges", "os roqueiros", "os pagodeiros", "os emos" tendem a fracassar.

8. Mente Global, Alma Local

Há uma preferência pela produção nacional, sem perder o contato com o que é feito fora. Há uma busca pela raiz brasileira: samba de raiz, rock fora do mainstream, etc.

9. A Revolução Natural

Os jovens vivem e reconhecem a velocidade com que as coisas acontecem no mundo atual e querem viver essa realidade tanto quanto valorizam a natureza e tranquilidade. O equilíbrio pessoal se torna item a ser consumido por eles. Praticam ioga, querem viver no interior em lugares com mais acesso à natureza e buscam produtos naturais e leves.

10. Consumo do Vazio

Mesmo que não vão utilizar, querem a ilusão de ter o melhor. Mesmo que seja ter o vazio. Eles querem o e-mail com mais espaço, o iPod com mais memória interna. Consomem serviços que tendem a comprimir o tempo necessário para realizarem as tarefas do dia-a-dia. Junto a isso nasce a necessidade de inteirorização, a busca por um lugar de "fuga da realidade" e espaço vazio, para que possam fugir do excesso de exigências da vida.

Basicamente é um resumo com alguns insights meus sobre o conteúdos desses vídeos. Vale a pena ler os artigos do site e curtir apresentação em flash.

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