terça-feira, outubro 02, 2007

Criando um novo arquivo no InDesign CS3

Vamos começar as dicas de processo de trabalho pelo básico do básico: a criação de um novo arquivo. Seja impresso ou online a primeira parte do trabalho de verter uma boa idéia para o computador envolve escolher um formato adequado para sua arte e começar a compor seu layout.

Uma dica simples e óbvia é montar seu arquivos mais ou menos da forma abaixo. Os exemplos usam o programa InDesign CS3:


1 – crie sua página no formato desejado. A título de exemplo, vamos trabalhar um arquivo em formato 21x28cm. Repare que logo aqui já escolhemos a margem, sangria, número de colunas e muitas outras coisas. Por enquanto vamos nos ater ao básico.


2 – Margens e sangria. Temos um arquivo de no formato desejado. Mas vazio. Determine primeiro qual será a margem de espaço “vazio” que será usada nas bordas da sua página. No caso, vamos usar o padrão normalmente usado na publicação de revistas: 1cm de cada lado. Isso resulta em 19x26cm de área útil para inserção de conteúdo.
A sangria é um excesso de imagem que vai além do limite da página, para evitar que quando a revista seja cortada sobre um teco branco em algum lado por que o papel não estava perfeitamente ajustado na pilha.
O que chamo de material crítico de uma página é seu conteúdo essencial. Trata-se do que não pode em hipótese alguma estar próximo da beira da página sob risco de sair cortado fora do layout. Em grande maioria se trata de: texto, logotipo e packshot.


3 – Linhas-guia: Divida o arquivo com linhas-guia, uma horizontal e outra vertical que marquem o meio da página. Isso te dá basicamente 4 quadrantes para dispor o seu conteúdo e facilita – e muito – o fluxo de trabalho. Torna realizar alinhamentos algo muito mais fácil.

Bom trabalho!

4 comentários:

Ronny Design disse...

Ola... olha só, o meu IND é o cs3, mais ele tá com uma configuração diferente, na hora de criar novo arquivo, ele tá assim: 22p3,333, e não como mm... gostaria que me ajudasse...

Gabriel Siqueira disse...

Ihh cara, vc faz isso nas preferências do InDesign.

Vai em edit>preferences e na parte Units & Increments ponha o que estiver em "Points" em "Milimeters".
Mas mesmo estando tudo em points, se vc escrever na caixa 210 mm, por exemplo, ele entende.

Abraço!

Unknown disse...

Ola, bom dia
Eu preciso imprimir um livro de fotos tamanho 30 x 37 e sem margens ( imagem sem sangria ou com sangria ?? )))
por favor ajudem
grato
tiago

JV disse...

Qual é o tamanho das margens para impressão de um livro?
Que a dimensão seja a baixo de A4

 
Clicky Web Analytics