terça-feira, outubro 02, 2007

A natureza do designer

Identifiquei alguns pontos-chave que bem ou mal são comuns a quem trabalha com comunicação e artes, mais especificamente publicidade e design gráfico. Vejam só:


  • É um sujeito naturalmente curioso, sempre buscando aprender mais e ver de tudo. O perfil de uma pessoa que trabalhe com criação precisa ser o de uma pessoa múltipla, livre e singular. Escritórios cinzas, terno e gravata e serviços metódicos não costumam despertar seu interesse.
  • Basicamente é uma pessoa visual. Ela relaciona-se com o mundo a partir da visão. É o tipo de pessoa que demora a se concentrar em uma tarefa só ouvindo alguém falar, precisa ter um acompanhamento visual, ela precisa ver. Diretores de arte de agência de publicidade costumam deixar passar erros graves de ortografia em seus textos simplesmente por não os lerem e simplesmente preocuparem-se com o visual de seus anúncios....
  • Por vezes a pessoa é dada a discussões demoradas sobre fatos simples do dia-a-dia, sempre procurando entender, distorcer ou subverter costumes, rotina e o cotidiano. Esta característica está muito ligada com a curiosidade.
  • Um pé nas artes plásticas. Todo designer deve se lembrar de gostar de rabiscar folhas e mais folhas de papel quando criança, seja desenhando, fazendo histórias em quadrinhos ou retratos dos parentes. Desenhar é um excelente jeito de treinar o olho para ver detalhes que outras pessoas não veriam. E se esse lado não se manifesta através de desenho, então será fotografia, escultura, colagens ou o brinquedo mais irreverente feito de Lego.
  • Acrescento ainda: capacidade de observar o mundo e interpretá-lo, analisar as pessoas e entender seus traços comuns, seus gostos e seu gestual. Isso fornece a bagagem necessária para conseguir entender como seu público pensa e qual a melhor forma de atingi-lo com a comunicação de seu cliente.


Alguém consegue lembrar de mais alguns?

Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics