segunda-feira, outubro 01, 2007

Como acompanhar e analisar tendências

O sucesso comercial, na maioria dos casos, é de quem consegue prever o que é que as pessoas precisam e o que vão querer consumir. O iPod não inovou com o nicho de mercado de seu produto. Já existiam outros tocadores de MP3 players. A Sony já sabia que o nicho de entrenimento pessoal era um filão extremamente rentável. Foi a primeira empresa a lançar walkmans.
O que a Apple fez foi lançar o primeiro mp3 player que carregava em si a síntese do desejo pela beleza, funcionalidade e simplicidade. O diferencial do iPod, além da qualidade técnica (a qualidade de som é altíssima, sua memória interna é enorme) é sua aparência limpa e simplista.


O site trendwatching lança a cada mês uma síntese da algum detalhe do mercado e para onde é que esse setor caminha. É muito bom. O último artigo deles, longo, é sobre como acompanhar e analisar tendências. Abaixo faço um resumo dos principais elementos que eles levantaram.

Dica 1


Observar tendências deve servir para alimentar a mente de inspiração, fazendo com que você imagine soluções comerciais rentáveis, serviços e experiências.
Tendência é a manifestação de algo que trouxe uma nova forma de pensar ou novo serviço para velhas e praticamente imutáveis necessidades, desejos ou valores.

Erros comuns

  • É mais do que prever as cores da próxima estação.

  • Não é usar bola de cristal. A previsão é somente do que está acontecendo ou está prestes a acontecer. Deixe a adivinhação do futuro para pseudo-gurus.

  • Má interpretação. O benefício final analisado é a tendência, não o produto associado a ela. Sobre iPod diríamos que a tendência é por simplicidade, praticidade e beleza - não por comprar iPods.

  • Aplicar a tendência a todas as pessoas. Por mais que a tendência atual seja alimentação livre de gorduras trans e light, sempre haverá pessoas que irão rumo contrário, optando por junk food.

  • Analisar tendências não é intuição. É mantaer a cabeça aberta ao que está acontecendo.


Dica 2


Mantenha sua visão a um caso por vez
Esteja constantemente observando o que acontece a sua volta e se perguntando: "Qual o futuro do consumo deste tipo de produto a curto prazo?". Um simples exercício cotidiano de observar produtos e pensar neles alimentará sua mente com idéias e abrirá caminho para a percepção de novas tendências.

Dica 3


Cabeça aberta
Pergunte o porquê daquilo ser como é ao ver algo novo, ao invés de simplesmente criticar e descartá-lo por ser estranho a seu modo de vida. Lembre-se que você não é necessariamente o público do produto. Em suma, aja como um jornalista, observando o mundo com imparcialidade, sem julgar.

  • Pense além do seu produto e mercado, veja como ele interage com outros serviços.

  • Você não precisa gostar de todas as tendências. Não deixe isso influenciá-lo.

  • Livre-se de dogmatismos e tabus.


Dica 4


Reúna informação.
Acompanhe o máximo de sites sobre tendências, lançamentos de produtos e rumos do mercado que conseguir. Procure também sites e blogs de gente que faz o mesmo e que opinam sobre o que está acontecendo. Opiniões são importantes para alimentar a mente com novas idéias, mesmo que você não concorde com elas. Como fazer isso?

  • Use agregadores de RSS: Google Reader, Bloglines entre outros.

  • Busque em sites de compartilhamento de bookmarks como o Del.icio.us. Nele são as pessoas que escolhem o que é relevante, e tendências tem tudo a ver com o que as pessoas querem.

  • Alguns sites de busca disponibilizam informações diversas sobre o que foi mais buscado em cada dia ou semana. O Google disponibiliza isso de forma muito prática: Google Trends.

  • A palavra alemã Zeitgeist significa "o espírito dos tempos" e representa o que as pessoas estão querendo e pensando em cada dado momento da humanidade. De tempos em tempos busque por essa palavra no Google, geralmente vem acompanhada de informação relevante.

  • Entre outras formas, mas já é um bom começo...


Dica 5


Filtrando
A recomendação aqui é organizar os dados que você já levantou. Separar o mercado por segmentos é uma boa:

  • social;

  • tecnológico;

  • econômico;

  • ambiental;

  • político.


Agrupe os dados em cada segmento. Não se prenda a essas categorias. Se elas não servirem, crie sua própria divisão.

Dica 6


Transformando tendências em inovação.
Agora analise se nas perspectivas que você levantou há potencial para:

  • Mudar a visão atual da companhia.

  • Novo conceito de negócios.

  • Adicionar algo mais a um segmento de produto.

  • Falar a língua de quem já vive essa tendência (e atingi-lo em cheio).



É isso. Ufa! Boa sorte e boa caça.

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