O sucesso comercial, na maioria dos casos, é de quem consegue prever o que é que as pessoas precisam e o que vão querer consumir. O iPod não inovou com o nicho de mercado de seu produto. Já existiam outros tocadores de MP3 players. A Sony já sabia que o nicho de entrenimento pessoal era um filão extremamente rentável. Foi a primeira empresa a lançar walkmans.
O que a Apple fez foi lançar o primeiro mp3 player que carregava em si a síntese do desejo pela beleza, funcionalidade e simplicidade. O diferencial do iPod, além da qualidade técnica (a qualidade de som é altíssima, sua memória interna é enorme) é sua aparência limpa e simplista.
O site trendwatching lança a cada mês uma síntese da algum detalhe do mercado e para onde é que esse setor caminha. É muito bom. O último artigo deles, longo, é sobre como acompanhar e analisar tendências. Abaixo faço um resumo dos principais elementos que eles levantaram.
Dica 1
Observar tendências deve servir para alimentar a mente de inspiração, fazendo com que você imagine soluções comerciais rentáveis, serviços e experiências.
Tendência é a manifestação de algo que trouxe uma nova forma de pensar ou novo serviço para velhas e praticamente imutáveis necessidades, desejos ou valores.
Erros comuns
- É mais do que prever as cores da próxima estação.
- Não é usar bola de cristal. A previsão é somente do que está acontecendo ou está prestes a acontecer. Deixe a adivinhação do futuro para pseudo-gurus.
- Má interpretação. O benefício final analisado é a tendência, não o produto associado a ela. Sobre iPod diríamos que a tendência é por simplicidade, praticidade e beleza - não por comprar iPods.
- Aplicar a tendência a todas as pessoas. Por mais que a tendência atual seja alimentação livre de gorduras trans e light, sempre haverá pessoas que irão rumo contrário, optando por junk food.
- Analisar tendências não é intuição. É mantaer a cabeça aberta ao que está acontecendo.
Dica 2
Mantenha sua visão a um caso por vez
Esteja constantemente observando o que acontece a sua volta e se perguntando: "Qual o futuro do consumo deste tipo de produto a curto prazo?". Um simples exercício cotidiano de observar produtos e pensar neles alimentará sua mente com idéias e abrirá caminho para a percepção de novas tendências.
Dica 3
Cabeça aberta
Pergunte o porquê daquilo ser como é ao ver algo novo, ao invés de simplesmente criticar e descartá-lo por ser estranho a seu modo de vida. Lembre-se que você não é necessariamente o público do produto. Em suma, aja como um jornalista, observando o mundo com imparcialidade, sem julgar.
- Pense além do seu produto e mercado, veja como ele interage com outros serviços.
- Você não precisa gostar de todas as tendências. Não deixe isso influenciá-lo.
- Livre-se de dogmatismos e tabus.
Dica 4
Reúna informação.
Acompanhe o máximo de sites sobre tendências, lançamentos de produtos e rumos do mercado que conseguir. Procure também sites e blogs de gente que faz o mesmo e que opinam sobre o que está acontecendo. Opiniões são importantes para alimentar a mente com novas idéias, mesmo que você não concorde com elas. Como fazer isso?
- Use agregadores de RSS: Google Reader, Bloglines entre outros.
- Busque em sites de compartilhamento de bookmarks como o Del.icio.us. Nele são as pessoas que escolhem o que é relevante, e tendências tem tudo a ver com o que as pessoas querem.
- Alguns sites de busca disponibilizam informações diversas sobre o que foi mais buscado em cada dia ou semana. O Google disponibiliza isso de forma muito prática: Google Trends.
- A palavra alemã Zeitgeist significa "o espírito dos tempos" e representa o que as pessoas estão querendo e pensando em cada dado momento da humanidade. De tempos em tempos busque por essa palavra no Google, geralmente vem acompanhada de informação relevante.
- Entre outras formas, mas já é um bom começo...
Dica 5
Filtrando
A recomendação aqui é organizar os dados que você já levantou. Separar o mercado por segmentos é uma boa:
- social;
- tecnológico;
- econômico;
- ambiental;
- político.
Agrupe os dados em cada segmento. Não se prenda a essas categorias. Se elas não servirem, crie sua própria divisão.
Dica 6
Transformando tendências em inovação.
Agora analise se nas perspectivas que você levantou há potencial para:
- Mudar a visão atual da companhia.
- Novo conceito de negócios.
- Adicionar algo mais a um segmento de produto.
- Falar a língua de quem já vive essa tendência (e atingi-lo em cheio).
É isso. Ufa! Boa sorte e boa caça.
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