quarta-feira, novembro 07, 2007

ARG!

Já ouviu falar em ARG? Não é uma onomatopéia, mas a sigla para Arternate Reality Games ou Jogo de Realidade Alternativa e é uma ação de marketing.

A idéia consiste em criar uma história fictícia que contenha algum enigma ou série de enigmas a ser desvendado e convidar seu consumidor para que resolva. É fazer o consumidor interagir indiretamente com sua marca através de uma história em que ele participa, se envolve e banca o detetive.

Isso começou a ser feito recentemente no Brasil e tem pouca gente ainda falando a respeito. O pioneiro tupiniquim foi o Guaraná Antártica com o Desafio GA. Tratava-se de uma intrincada história ficticia envolvendo um pesquisador da Ambev que desapareceu em circunstâncias misteriosas. Supostamente por estar na pista para a fórmula secreta do Guaraná e envolvido com empresas americanas favoráveis à privatização da Amazônia. Os jogadores - que são qualquer um que tome conhecimento do desafio e resolva desvendá-lo - então tinham que decifrar a escrita em código do pesquisador, que revelava pistas sobre seu paradeiro. E ainda pesquisar em blogs e sites fictícios (criados especialmente para o ARG, parte do seu enredo), procurar pistas escondidas por todo o Brasil (como garrafas antigas de guaraná) e assim ir costurando pontas soltas, até comporem toda a história. Seu sucesso foi estrondoso e descrito pelos participantes com "a coisa mais emocionante que já fizeram".

Quem foi o responsável pelo ARG Guaraná foi um jornalista da Superinteressante Rafael Kenski, que atualmente trabalha na Abril projetando novos ARGs. Eu fui a uma palestra dele no ciclo de palestras Ciclorama organizado pela agência Eca Jr. e tive a oportunidade de perguntar a ele se o mercado tende a continuar absorvendo produções grandes tais como essa da Antártica ou se isso irá decair por perder o status de "novidade". Dado o pioneirismo da iniciativa, ele mesmo ainda não sabe responder. Mas a lógica dita que isso tende a se desgastar, mas ainda há muuuito chão até que esse momento chegue e até lá novas estratégias serão criadas.

Um adendo de fim de post: quem se interessou por ARGs também devia conhecer e aprender a jogar RPG. Outra: tem um ARG rolando na Internet para divulgação do novo filme do Batman. Minha namorada bem que lembrou: antes de qualquer publicitário sonhar com ARG, o vilão Charada já fazia exatamente a mesma coisa com o homem-morcego, de uma forma mais distorcida e doentia, mas um ARG mesmo assim. Quantas coisas de hoje não tiramos de nossa ficção afinal de contas?

2 comentários:

Rei Azul disse...

Primeiro ARG do Brasil muitos dizem ter sido o da FIAT.

Não recordo o nome.

Mas com ceretza não foi o Desafio GA (Zona Incerta).

O Insituto Purifica/2084 (www.institutopurifica.com.br) foi o primeiro ARG puro feito por uma empresa, apesar de já terem ocorridos ridles e vários ARGs amadores (feito por estrudantes e curiosos) antes dele.

Fernanda Silvestre disse...

Antes do IP (instituto purifica) a superinteressante já havia criado dois args (cosmo larápio e equus graechus) sem patrocinador exterior, isso é, contando apenas com os recursos da super.

 
Clicky Web Analytics