quarta-feira, novembro 14, 2007

"O que é obsoleto?", pensando em layout

Obsoleto é vender layout sem pensamento por trás, simples fachada vazia.

Obsoleto é tudo que é fora de uso, o que já foi substituído em sua função por algo mais preciso, ágil ou eficiente.

Isso é o que dizemos sobre a função de um objeto. Mas e quanto ao layout? Quando entramos no campo subjetivo fica mais difícil explicar. Trata-se de moda, de uma apropriação estética própria de uma época. Conhecendo vagamente o que foi influência e popular em uma época nos permite determinar características e marcas próprias de sua época e hoje, fora de uso, “obsoleto”. Não se trata de uma função, pois essa linguagem é apenas estética e pode ainda ser explorada. Pode mesmo? Depende.

Certas linguagens estéticas ficaram marcadas como próprias de uma época. Há restrições quanto a criação de layouts inspirados nessas linguagens. Há que se ter bom senso. Se sua marca evoca um ar moderno, não convém usar um layout com cara de antigo, a não ser que seja para marcar a contradição. A linguagem visual carrega as características desua época, pode ser hoje reconhecida como “velha e equivocada”. Os jovens terão resistência em adotar uma marca que se comunica com um visual comportado ou que parece criado na geração passada...

Tudo comunica. E a inspiração deve ser cuidadosamente escolhida, de acordo com o público e o objetivo de sua comunicação.

Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics