quarta-feira, novembro 14, 2007

A criatividade e as leis de direito autoral


Larry Lessig, palestrante do TED, em palestra sobre como a sociedade está lidando com as leis de direito autoral. O que escrevo é diretamente inspirado no vídeo dele.

A produção cultural moderna deveria ser passional, como crianças a fazem. Criam em cima do que existe e brincam com a informação, criando coisas inesperadas, adaptando músicas populares, propaganda, notícias e cinema num conteúdo novo.

Ao contrário disso, a sociedade moderna restringe o uso, poda as pessoas e sua inventividade. Decepa a criatividade ainda quando crianças.

O debate ressurge, não por que há algo novo, mas por que a tecnologia se democratizou. Mais pessoas tem mais acesso a mais recursos e estão se capacitando a produzir, distribuir e democratizar conteúdos. Isso gerou crescente extremismo na tecnologia. Tanto ações extremas de proteção ao direito autoral quanto à completa anarquia e rejeição a leis.

Os dois lados estão errados. E o meio-termo que resolva ainda não chegou. A melhor pista é o Creative Commons.

O resultado é:


  • não podemos impedir as pessoas de usarem os produtos, só podemos tornar isso algo criminoso;

  • não podemos parar a produção de conteúdo das pessoas, só despachá-la para o submundo.

  • não podemos impedir que as crianças usem os serviços, só podemos torná-las piratas.

  • A nossa sociedade transforma pessoas normais, que só querem viver sua vida, em constantes criminosos.


Nos estamos nos acostumando a estar constantemente infringindo leis, graças a um código legislatório estúpido e antiquado. Uma cultura que encarece tanto o acesso aos produtos que a solução para muita gente é a pirataria. Isso é extremamente corrosivo e corrupto. Crianças estão crescendo e sendo criadas dentro dessa realidade! Sem perceber. Esse é o mundo que querem proteger em nome do lucro. Desculpem-me mas não dá.

Um comentário:

Felds Liscia disse...

Wow! Isso não foi uma cutucada, mas sim alguns belos tapas na cara!
Texto digno de "Piaui" :-)
Adorei e concordo com cada vírgula.
Tô contigo, Klee! :-D

 
Clicky Web Analytics