quarta-feira, novembro 28, 2007

A publicidade 2.0 chegou pra valer?

O texto abaixo não é meu, mas achei tão relevante que publico na íntegra (se alguém souber a fonte me mande que acrescento):

Estréia oficialmente no próximo dia 1º de janeiro uma das propostas mais simples e, ao mesmo tempo, mais revolucionárias do mercado publicitário dos últimos tempos – ao menos no campo das intenções e do modelo de negócio. Trata-se do site BootB.com, que vai funcionar como uma central de briefings e de idéias. Mais conectado com a idéia de sociedade de informação e do "do it yourself", impossível.

Alguém pensou em "Criação Colaborativa" ou "Publicidade 2.0"? Ou talvez na ineficácia das agências tradicionais em acompanharem as idéias do mundo para oferecê-las aos seus clientes?

Funciona assim: de um lado, as marcas expõem / postam suas demandas e orçamentos. Do outro, pessoas inspiradas, um simples cidadão comum, profissionais atuantes no mercado e até mesmo agências de publicidade enviam suas propostas criativas. Desse caldeirão, na proposta original, surgirá uma base de soluções em criação publicitária e de marketing em escala mundial, disponível em 12 idiomas.

O assunto começou a ser divulgado apenas hoje, em nível internacional, em 17 países diferentes. O timer do site já conta os dias (33, a partir de hoje) para o começo oficial das operações do projeto. BootB é uma sigla para “Brands Out Of The Box”.

Os nomes por trás do negócio são os de Pier Ludovico Bancale, italiano com passagens pela J&J, Hill´s (Colgate-Palmolive) e L’Oreal, e Martin Lindström, conhecido nome do branding com clientes como incluem a Mars, Pepsi, American Express, Mercedes-Benz, Reuters, McDonald's, Kellogg's, Yellow Pages e Microsoft.

Graças a esta rede de relacionamentos, o BootB.com já nasce com empresas e organizações multinacionais postando briefings criativos desde o princípio, como Disney, Ferrero, Lego, Peugeot e Unicef.

A abordagem não deixa agências de propaganda de fora, mas deixa bem clara a idéia de suscitar o debate em torno do seu papel nos dias de hoje. Algumas das declarações do press release:

- “Qualquer Um Pode Faturar Alto Em Publicidade”;

- “Crianças e donas de casa em Marrakesh são tão qualificadas quanto executivos de publicidade na Madison Avenue”;

- “As agências publicitárias são bem-vindas também - se elas não tiverem medo da concorrência que está lá fora...”

- “Agora Somos Todos Criativos”

- ”Por anos na indústria de publicidade fiquei frustrado pela falta de criatividade mostrada pelas agências típicas. E conversei com donos de marca por todo o mundo e não estou sozinho em minhas frustrações” (declaração de Pier Bancale)

O desenho de negócio do BootB.com retorna 90% do orçamento disponibilizado pelo cliente para aquele que tiver a melhor idéia "contratada". O site tem encriptação SSL para assegurar a integridade das propostas criativas enviadas. E o processo de registro fixa um contrato legal entre os criadores e BootB, dizendo que todas as idéias permanecem como propriedade dos criadores até que um cliente resolva comprá-la. É ver para crer.

Links: http://www.bootb.com/pt

Notas pessoais: eu vinha falando da necessidade de novas soluções. Taí. Adorei. Agora vamos ver agências bem preocupadas em correr atrás do prejuízo. Os clientes só tem a ganhar com isso. Agências só a perder, o modelo de trabalho delas é velho. Insistem num modelo antigo para faturar com BV dos veículos. Agora é que eu quero ver.

Um comentário:

Felds Liscia disse...

A idéia é boa, mas devo admitir um certo "friozinho na barriga".

Na minha opinião isso soa como um "leilão de idéias". A diferença é que se investe antes mesmo de se dar o lance. Não sei se é um jogo muito interessante pra os donos das idéias.

 
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