sábado, novembro 17, 2007

Editando uma revista - parte I

Depois que já discutimos sobre como criar um arquivo novo no Indesign CS3, vou dar algumas outras dicas de boa diagramação.

O tão falado termo gestalt significa de forma simples que deve-se procurar o arranjo visual mais natural aos olhos. Use e abuse de formas grandes contrabalançadas com formas pequenas, estabeleça critérios de alinhamento, entre outros. Saiba justificar o que você faz e de preferência com bons motivos e não terá problemas..

Aplicando um pouco de gestalt a uma página criada no Indesign.

Alguns elementos são cruciais na criação de revistas. É necessário definir quantas colunas cada página terá, qual o tamanho da fonte nos títulos, nos subtítulos, no texto das matérias, legendas; o que puder ser padronizado será útil posteriormente. Agiliza o trabalho e garante a unidade visual como um todo. A maioria das revistas não precisa inovar o design de cada página. Os anúncios fazem a vez para garantir variedade visual.

Pra começar, precisamos de um pouco de matemática. Para não alongar o post, não vou discutir aproveitamento de papel agora, deixo isso pra outra ocasião. O ponto de partida será o de 21x28. Uma revista leve e bonita (em geral será a sua opção, para a maioria das empresas...) se vale de grandes espaços brancos e texto arejado. Se você pressente que o seu caso será outro, adaptações são necessárias, por causa da densidade de conteúdo, mas procure privilegiar um bom espaço entre matérias.

21x28. Vamos trabalhar com um generoso espaço para as margens. 1,5cm. Isso por si só garante alguma fuga para olhos cansados. É também uma margem mais que segura para prevenir qualquer erro no corte das páginas.



Repare que isso nos deixa com 18x25cm de espaço para conteúdo. Use sempre um valor fixo de entrelinha (baseline grid), qualquer revista que se preze tem um grid muito bem pensado. Eu costumo fugir da metragem em pontos nesse caso e procuro algo mais palpável, em milímetros. 5mm um valor que uso muito, equivale a 14,2pt, por exemplo. É um espaço bem generoso para usar de grid. Uma letra de 10 ou 11 pontos, dependendo da lagibilidade, fica arejada com 14,2pt de entrelinha. Muito bom na maioria dos casos. E lhe permite (aqui vem a maior matemática) saber que você tem 36 divisões na largura e 50 linhas para texto (configure sua baseline para começar a exibir linhas a partir de 1,5cm, nossa margem ao topo.


Baseline grid é definido na janela de preferences. No mac fica na aba com o nome do programa, em pcs, na aba edit.

Agora podemos decidir quantas colunas queremos. Isso é parte matemática parte intuição. Cada caso pede uma análise. O que sabemos é que qualquer que seja a decisão, deve caber no grid que criamos: um número multiplo de 5mm para cada coluna e um espaço de 5mm entre cada coluna. Deixei pra fazer esta parte depois de criado o arquivo, por que você pode ir na página mestra e testar diversas opções que valerão para o arquivo todo, sem quebrar muito a cabeça antes de começar e podendo ver o resultado direto no arquivo.


Para definir suas colunas vá em Layout e Margins and columns.

Não deixe um espaço muito curto para a coluna de texto, fica muito chato ler linhas muito curtas (o ideal é 10-12 palavras por linha). Abaixo fiz três testes: o primeiro com três colunas. O segundo com 4 colunas (começou a ficar uma linha muito curta) e o terceiro teste foi com cinco colunas, usando duas para texto e uma para respiro e algum apoio visual que ultrapasse as margens (é legal romper grids com fotos recortadas, para dar dinamismo ao material, preveja isso também). Daria para tentar até mais, por exemplo sete, sendo uma de respiro e as outras seis com uma caixa de texto que ocupa duas colunas de cada vez. Cada caso é um caso. Encontre o que mais lhe agrada. Tente inclusive colunagem múltipla para cada seção da revista, por que não?



Respeitando essas regras, um boa gestalt será conseguida pelo alinhamento cuidadoso e respeito a esse grid invisível que desenvolvemos. Repare que com isso a chance do layout sair melhor é maior, pois está ancorado a decisões muito claras e sólidas.
Assim que possível continuo com mais dicas, quando vamos falar de estilos de texto.

Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics